terça-feira, 22 de novembro de 2016

Órgãos de monitoramento alertam para acumulados de chuva no Espírito Santo

A previsão do tempo para quarta-feira (23) segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), é de tempo instável em todo o Espírito Santo, ocasionado pela formação de um canal de umidade. 

Pode chover a qualquer hora do dia em todas as regiões, com previsão de pancadas de chuva entre a tarde e à noite. A chuva pode ser forte em algumas localidades, vindo acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas (menores chances no extremo norte do estado). O vento sopra moderadamente pelo litoral, com algumas rajadas fortes entre o litoral norte e o metropolitano.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao INPE, emitiu aviso de atenção, com o risco moderado de Chuvas Intensas, Tempestade de Raios, e Acumulado de Chuva para o Estado. O aviso abrange 50 municípios capixabas, e pode ser conferido aqui.

As áreas em laranja representam a abrangência do Aviso de Atenção emitido pelo CPTEC.
Fonte: CPTEC/INPE

De acordo com a previsão de Risco Geo-Hidrológico do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva que podem ser localmente forte principalmente no centro-sul do Espírito Santo. Neste contexto, o cenário de risco é propício à ocorrência de processos de enxurrada e inundação brusca e, se os acumulados atingirem limiares críticos, deslizamentos de terra.

Os avisos tem vigência de 24 horas, a partir de meia noite desta terça-feira (22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário