segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Cemaden e INPE emitem alerta sobre acumulado de chuva no Espírito Santo

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao INPE, alerta para o risco de fenômenos moderados adversos dentro das próximas 24 horas, principalmente para os municípios do litoral capixaba.

O aviso é válido para o Leste e o Litoral Sul do Espírito Santo, incluindo os seguintes municípios:  Alfredo Chaves, Anchieta, Aracruz, Cariacica, Conceição da Barra, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Itaúnas, Jaguaré, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São Mateus, Serra, Sooretama, Viana, Vila Velha e Vitória.

A previsão de risco geo-hidrológico realizada pelo Cento Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta de chuva no decorrer do dia de amanhã (15) no Espírito Santo e em algumas regiões do sudeste. 

Em algumas localidades podem ocorrer pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, com atenção para os grandes centros urbanos e suas regiões metropolitanas. Completa ainda que há possibilidade para acumulados significativos, superiores a 50 mm em 24h.  Há o potencial risco da ocorrência de inundações e deslizamentos de terra.
Possibilidade alta de risco geo-hidrológico em algumas áreas da região Sudeste.
Divulgação/Cemaden.
A possibilidade de abertura, manutenção ou atualização de alertas de risco geo-hidrológicos é alta para o Estado.



43 famílias desalojadas no Espírito Santo

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro
De acordo com a Defesa Civil Estadual do Espírito Santo, 43 famílias estão desalojadas após a chuva que atingiu o Sul do Estado neste fim de semana. Só em Cachoeiro de Itapemirim, o número de famílias que precisaram deixar as casas é de 36. Os dados foram divulgados pelo órgão na manhã desta segunda-feira (14).

Segundo a Defesa Civil, as cidades de Fundão, Viana e Cachoeiro de Itapemirim são as mais atingidas, com pontos de alagamento e ruas inacessíveis. Nenhum município, até o momento, decretou situação de emergência.

Acumulado de chuva
Segundo os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), os municípios com maiores acumulados nas últimas 24 horas são: Fundão (101mm), Aracruz (99mm), Colatina (97mm), Governador Lindenberg (88mm), Santa Leopoldina (82mm), Laranja da Terra (74mm) e Linhares (70mm).

Fonte: CPTEC/Cemaden/Gazeta Online.
Postado em 14/11/16 às 19h48 e Atualizado em 14/11/16 às 20h25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário