quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Desastres naturais levam cidades do RJ e SC à situação de emergência

O Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em três municípios afetados por desastres naturais nos estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Petrópolis, na região serrana fluminense, foi atingida por fortes chuvas na semana passada. Em Navegantes e Pescaria Brava, no litoral catarinense, marés de tempestade (ressacas) e vendavais provocaram danos no último mês de outubro. A portaria com o reconhecimento federal foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (23).
Fortes chuvas atingiram a cidade de Petrópolis neste mês de novembro.
Foto: Correio do Brasil
Com a medida, os municípios podem solicitar recursos federais para o reestabelecimento de serviços essenciais e a recuperação de áreas danificadas. Um Plano de Trabalho com o levantamento dos danos causados e as propostas de ação deve ser apresentado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) em até 90 dias.
Na última semana, em Brasília, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, reuniram-se para discutir a ajuda do Governo Federal ao município, onde as fortes chuvas provocaram acidentes com vítimas fatais. Para garantir mais celeridade aos processos, técnicos da Defesa Civil nacional também foram a Petrópolis com o objetivo de auxiliar equipes locais na elaboração do Plano de Trabalho.
As chuvas que atingiram o estado catarinense causaram diversos danos, afetando mais de seis mil pessoas. Para auxiliar a população atingida e definir o apoio federal, o ministro Helder Barbalho esteve em Santa Catarina e se reuniu com o governador do estado, Raimundo Colombo, e equipes da Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário