Institucional

O Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres Naturais do Espírito Santo é um programa de estudo de geociências aplicada ao meio ambiente para promover a investigação dos problemas decorrentes da relação entre o homem e a superfície terrestre com vistas a avançar nos esforços de se constituir uma efetiva contribuição ao desenvolvimento sustentável do Estado.

A proposta é buscar a interação dos diferentes setores da pesquisa ambiental das áreas do conhecimento, como geografia, geomorfologia, pedologia, climatologia, engenharia e a biologia, dentre outras, para estabelecer em cooperação com a sociedade um diagnóstico que permita avaliar a condição geoambiental¹ local e definir os relacionamentos entre os diversos meios que integram os sistemas da paisagem. Sua importância está diretamente relacionada à capacidade de apoio à gestão ambiental e ao planejamento territorial.

 _____________________________________________________
¹ O termo geoambiental, adotado pela International Union of Geological Sciences - IUGS foi criado para denominar a atuação dos profissionais das geociências no meio ambiente. Essa atuação contempla aplicações dos conhecimentos técnicos do meio físico aos diversos instrumentos e mecanismos de gestão ambiental, utilizando a cartografia, que inclui o uso de Sistemas de Informação Geográfica – SIG e de bancos de dados. Portanto, a incorporação do termo geoambiental amplia o campo de atuação profissional e favorece a integração de especialistas e de experiências de áreas afins.



Nenhum comentário:

Postar um comentário