quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Municípios mineiros receberão sistemas de alertas contra desastres

Equipes da defesa civil do Ministério da Integração Nacional visitaram, na última terça-feira (1), áreas de risco da região de Mariana (MG), afetadas pelo rompimento da Barragem do Fundão, em novembro de 2015. O objetivo da expedição é auxiliar as prefeituras em eventuais incidentes que possam surgir no período de chuvas.

Os técnicos se reuniram com gestores municipais de Mariana, Rio Doce, Barra Longa, Rio Casca, Sem Peixe e Santa Cruz do Escalvado para tratar também da elaboração dos Planos de Contingência dos municípios, que deverão ser concluídos até o final do mês de novembro.

Foto: Agência Brasil
"A visita nos possibilitou acompanhar todo o trabalho preventivo que vem sendo realizado, incluindo a instalação de sistemas de monitoramento e alerta em toda a região. Também aproveitamos a oportunidade para orientar as autoridades locais sobre a importância das ações de prevenção e preparação. Os esforços e planejamentos conjuntos buscam minimizar danos humanos numa eventual situação de emergência”, afirmou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow.

A execução de simulados na região também foi anunciada pelo secretário. “Vamos realizar, nos próximos dias 8 e 9 de novembro, dois grandes exercícios práticos em Mariana e Barra Longa. A ação, em parceria com as defesas civis municipais e empresas gestoras das barragens, irá envolver toda a população que vive em áreas de impactos diretos em uma atividade coordenada que simula uma situação de evacuação e mobilização das forças de segurança”, explicou Renato Newton.

Para isso, algumas estratégias previstas nos planos emergenciais serão testadas, a exemplo das rotas de fugas e dos alertas sonoros. “As rotas de fuga e os pontos de encontro para as comunidades da região já estão definidos. No entanto, a equipe da Defesa Civil Nacional fez um alerta para que a sinalização desses locais e percursos seja reforçada para ampliar a eficiência desta medida”, destacou o secretário.
Fonte: Portal Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário