sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Alertas meteorológicos para as próximas horas

Foto: Folha Vitória
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê que entre noite desta sexta-feira (18) e a madrugada do sábado (19), as condições meteorológicas continuam favoráveis para a ocorrência de chuva intensa em trechos do Espírito Santo, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas. Não se descarta uma eventual queda de granizo (menor chance nas cidades da Grande Vitória, litoral sul e litoral norte). O tempo abre rapidamente no sábado (19), mas o vento permanece forte no litoral e moderado nas áreas afastadas do mar.

Devido aos significativos acumulado de chuva, o Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (CENAD), pertencente à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MI) enviou alertas reportando risco moderado de movimento de massa nos municípios de Santa Maria de Jetibá, Viana, Cariacica, Fundão, Santa Leopoldina, Aracruz, Governador Lindemberg, Colatina, Vitória, Vila Velha, Marilândia, João Neiva, Ibiraçu, Serra, Rio Bananal e Rio Novo do Sul. Em grande parte do Espírito Santo, a intensidade da chuva pode variar entre moderada e forte, principalmente no período da madruga e manhã de sábado.


Alerta de ressaca
A Marinha do Brasil emitiu nesta sexta-feira (18) um alerta de ressaca para o litoral capixaba, na região entre Guarapari e Regência. As ondas na costa podem chegar a 2,5 metros de altura e atingir 5 metros em alto mar.


O alerta é válido da noite desta sexta até a madrugada de domingo (20). O fenômeno é causado por uma frente fria que chega ao Estado. Em virtude da mudança, há risco de rajadas fortes no litoral e a temperatura pode cair no Estado. As informações são do Centro de Hidrografia da Marinha.

Ocorrências de destaque de Defesa Civil-ES registradas nas últimas 24 horas
Durante as chuvas ocorridas na tarde desta sexta-feira, foi registrado um deslizamento de terra no bairro Universal, em Viana. Duas Famílias ficaram desalojadas. Houve registro, também, de diversas quedas de árvores obstruindo vias da cidade. 

Em Fundão, em Assentamento Piranema, houve o registro de um vendaval. Os fortes ventos provocaram o destelhamento de uma casa. Uma família ficou desalojada. Ainda em fundão, os fortes ventos provocaram a queda de 5 árvores na rodovia ES-261, deixando a via obstruída. A defesa civil municipal já realizou o corte das árvores e a via logo foi liberada. 

No município de Serra, foram registrados alagamentos nos bairros Taquara, Parque Residencial Laranjeiras, Areinha e Novo Horizonte. Até o momento não há informação de vítimas, desalojados ou desabrigados. 

Na tarde desta sexta (18) alguns municípios registraram chuva forte, como Domingos Martins, Iconha, Serra, Venda Nova do Imigrante e Viana.

Granizo
Durante a noite da última quinta-feira (17), o município de Colatina registrou forte temporal, na região noroeste do Espírito Santo. Choveu granizo e os ventos chegaram a 50 km/h. De acordo com informações passadas pela Defesa Civil local, não houve registro de desalojados ou ocorrências em que pessoas estariam em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário