segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Defesa Civil divulga ocorrências do último final de semana

A Defesa Civil Estadual já contabilizou os prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo nos últimos dias. Cachoeiro de Itapemirim é a cidade onde foram registrados os maiores transtornos. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a partir desta segunda-feira (12) pode chover intensamente no Estado.

Em Afonso Cláudio, pontes de madeira caíram e deixaram comunidades ilhadas e vários pontos da cidade também tiveram quedas de barreiras. O mais grave foi na Rodovia Sebastião Alves de Lima, ES 165, na altura da localidade de Fazenda Guandu. O secretário de obras, Jonas Bragatto, disse que a situação se agravou neste domingo após as fortes chuvas. A estrada liga Afonso Cláudio à BR 262.

O Departamento de Estradas e Rodagem informou que sinalizou o local e começará o desmonte e retirada da pedra nesta terça-feira (13). A previsão é de que o serviço seja concluído até sexta-feira (16). Até lá, o trânsito deve fluir apenas em meia pista. 

Em Alegre, ocorreram dois eventos de enxurrada, atingindo o distrito de Anotiba, onde 30 residências e 2 comércios foram atingidos e o distrito de Anarai, e atingindo 5 residências e dois comércios.

Em Baixo Guandu, o rio Guandu ficou 3 metros acima do nível normal, o que levou a inundação da Vila de Patrimônio do Tamanco, onde 2 famílias ficaram desabrigadas.  

Asfalto da ES-482 após abertura de cratera
Foto: Reprodução/TV Gazeta
Em Cachoeiro de Itapemirim, a Defesa Civil registrou três deslizamentos e dois muros caídos. Também no município houve a interdição total do Km 05 da ES 482, que liga Cachoeiro a Guaçuí. A pista cedeu em um trecho de obras. Uma moto e um veículo de passeio se acidentaram e duas pessoas ficaram feridas. O nível do Rio Itapemirim, em Cachoeiro, até ontem, se encontrava 2,5 metro acima do normal.

Em Jerônimo Monteiro o nível do Rio Itapemirim também apresentou alteração na tarde de ontem (11). De acordo com o Coordenador Defesa Civil Municipal, Antônio Rizzo, o volume do rio estava 1,70 metro acima do normal.

Queda de barreira em Iúna
Foto: Corpo de Bombeiros/ES
Em Ibatiba uma barreira caiu no km 168 da BR 262, próximo ao trevo de Iúna, na noite de domingo (11). A operação de retirada da terra foi realizada ainda ontem.

Nos municípios de Barra de São Francisco, Mantenópolis e São José do Calçado foram registrados, respectivamente, queda de barreira e alagamentos; soterramento parcial de uma casa em Córrego do Aprígio e deslizamentos de terra e queda de árvores.

O INPE classifica para as próximas 12 horas a região centro-sul do Estado em Aviso de Atenção, com a possibilidade de chuvas intensas e de acumulado de chuva.

O Cemaden alerta para intensidade e volume das chuvas. Os acumulados de precipitação nas últimas 24h devem aumentar devido a continuidade das chuvas, agravando o cenário de risco geo-hidrológico, especialmente no sudeste do  Espírito Santo, com atenção especial aos níveis fluviométricos dos afluentes do rio Doce. É alta a possibilidade de abertura de riscos geo-hidrológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário