quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Chuvas no Nordeste devem ficar abaixo da média histórica no primeiro trimestre de 2017

Os dados da Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), divulgados na última quarta-feira (20), revelam que as chuvas na região Nordeste deverão ficar abaixo da média histórica para o período de janeiro a março de 2017. Apesar de institutos de climatologia e de previsão do tempo considerarem a ocorrência do La Niña no Atlântico, o que contribuiria para o aumento da precipitação nesta parte do país, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) aponta que o fenômeno não ocorre. Já no Sul, a previsão indica precipitação dentro da média histórica, com leve tendência para valores acima dos patamares costumeiramente registrados.

"Por enquanto, se mantidas as características atuais, a previsão é de chuvas abaixo da média histórica no Nordeste", afirma a pesquisadora do CPTEC, Renata Tedeschi. "Alguns institutos estão considerando a existência do La Niña porque a característica da temperatura do Pacífico Equatorial está abaixo da média histórica. Só que não está ocorrendo o fortalecimento dos ventos alísios que é também uma das características do fenômeno e, com isso, desconsideramos sua ocorrência. O Atlântico Tropical norte está aquecido e isso significa menos chuvas no Nordeste", explica.

No norte da região Norte, a precipitação será normal, com leve tendência para baixo da média histórica. "Já para o Centro-Oeste, Sudeste e algumas partes do Norte e Nordeste a baixa visibilidade impede a previsão para o período", esclarece Renata Tedeschi.

Ela ressalta que o Centro-Oeste e o Sudeste possuem estações bem definidas, caracterizadas por períodos de seca de abril a outubro e chuvas de outubro a abril. "O comum é que chova nessas regiões no verão. Se será dentro, acima ou abaixo da média, não temos como saber no momento. É preciso acompanhar as previsões", diz.

Temperatura
No Norte e Nordeste a previsão para o trimestre indica temperaturas dentro da média climatológica, com possiblidade de alta acima do patamar histórico. Para as demais regiões, as temperaturas deverão manter-se dentro da média para o período. "Uma característica geral do verão para o Sudeste, Centro-Oeste e Sul são os dias mais quentes do ano", afirma Tedeschi.

A previsão é elaborada pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), que tem a participação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), além do Inpe.

O relatório completo pode ser acessado aqui.

Fonte: MCTIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário