quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Situação dos rios continua crítica e aumenta o risco de racionamento de água na Grande Vitória

Diante do quadro de seca, agravado pela escassez de chuvas, a região Grande Vitória pode sofrer racionamento no abastecimento de água a qualquer momento. 

Há aproximadamente duas semanas, a Companhia de abastecimento (Cesan) e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) emitiram alertas sobre a situação de 19 cidades das regiões Norte e Noroeste do Estado que estão em nível crítico, das quais 17 já estão com o abastecimento fracionado. 

Foto: Bruno Lyra
Nos últimos dias a disponibilidade do volume de água a ser captada diminuiu sucessivamente, e o consumo do recurso além da atual capacidade, somados a falta de chuva e a baixa vazão dos rios Jucu e Santa Maria, que se encontram no patamar considerado abaixo do limite crítico, contribuem para um eventual racionamento, que pode ser adotado na região Metropolitana no próximo mês caso o cenário se mantenha.

A expectativa de chuvas de até 120 milímetros é esperada para a segunda quinzena de outubro e o mês de novembro deve registrar chuvas intensas, de até 250 milímetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário