sexta-feira, 30 de setembro de 2016

32 cidades do Espírito Santo estão em situação de emergência

Em decorrência estiagem que vigora há três anos no Estado, 32 municípios estão incluídos na lista do Ministério da Integração Nacional, na categoria de situação de emergência. Em 2014, no início da seca, estavam na lista 14 municípios.

Decretar situação de emergência visa tornar menos burocrática a liberação de recursos da União, como socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais, reconstrução e verba federal para obras hídricas. 

Os municípios em situação de emergência são: Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Jaguaré, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão, Vila Valério. 

Rio Santa Maria da Vitória. 
Foto: Marcelo Prest/A Gazeta


Vazão dos rios sobe
As pancadas de chuva do início da semana contribuíram para o primeiro aumento na vazão do Rio Jucu e para manutenção do nível do Rio Santa Maria, desde que o racionamento de água na Grande Vitória foi anunciado. As informações foram divulgadas através do boletim diário, e podem ser consultadas no site da Agerh.

Apesar do aumento, a vazão dos rios continua crítica e abaixo da normalidade para esta época do ano. A vazão média do rio Jucu, é 15.965 litros por segundo, e segundo dados informados pela Agência no último dia 27, se encontrava em 5.127 l/s e no dia 28, 10.017 l/s.

Fonte: Agerh/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário