quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Sensores de monitoramento de deslizamentos são instalados em nove cidades

O projeto de monitoramento de morros para prevenção de deslizamentos do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden) foi dividido em duas partes. A primeira parte consistiu na instalação de equipamentos de alta tecnologia para o acompanhamento de encostas, em nove cidades espalhadas pelo país.

Os municípios de Mauá (SP), Santos (SP), Blumenau (SC), Salvador (BA), Recife (PE), Angra dos Reis (RJ), Nova Friburgo (RJ), Petrópolis (RJ) e Teresópolis (RJ) receberam Estações Totais Robotizadas (ETR) em áreas vulneráveis.

A ETR é um sensor geotécnico que emite sinal infravermelho, o qual é refletido nos 100 espelhos — ou prismas — instalados nas áreas consideradas vulneráveis. Esses sinais permitem captar até pequenas movimentações de terra, abrangendo uma área em 360 graus e com até 2,5km de extensão.

ETR: Sensor emissor de infravermelho.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Recife (PE)
Os dados coletados pelos equipamentos são enviados, via internet, ao Cemaden, em São José dos Campos (SP), e contribuem para as pesquisas sobre movimentação de terra em morros e encostas.


O prisma é responsável por refletir o sinal infravermelho.
Foto: Evandro Oliveira/PMM

A segunda etapa do projeto será a instalação de 15 plataformas de coleta de dados, compostas por um pluviômetro e seis sensores de umidade do solo. Esses equipamentos vão fornecer informações sobre a quantidade de chuva acumulada e de água no solo, gerando possíveis alertas de risco de deslizamentos. 

As nove cidades envolvidas na primeira parte do projeto-piloto terão suas plataformas instaladas até o primeiro semestre de 2017. A instalação desses equipamentos permite a emissão de alertas antecipados, importantes para evacuar a área de risco. A emissão de alertas poderá ser feita com minutos ou até duas horas de antecedência.

Como funciona a ETR

Ilustração: Correio da Bahia

Fonte: Portal Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário