segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Racionamento de água na Grande Vitória deve iniciar nesta semana

Em razão da seca e da situação crítica dos rios que abastecem a Grande Vitória, a CESAN (Companhia Espírito Santense de Saneamento) comunicou à ARSP (Agência de Regulação de Serviços Públicos) a necessidade de implantar racionamento no abastecimento de água.

A medida necessita de aprovação pela ARSP e Agerh. Caso seja adotada, o fornecimento de água será feito por meio de rodízio isonômico de distribuição para os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e para a localidade Praia Grande, em Fundão. Os demais bairros de Fundão e o município de Guarapari não serão afetados.

Caso o rodízio tenha início nesta semana, a data e a lista de bairros afetados será divulgada com 24 horas de antecedência. O plano de operação da CESAN divide a região da Grande Vitória em sete regiões, onde cada uma dessas regiões terá o abastecimento suspenso por 24 horas em um dia da semana. O plano poderá sofrer ajustes em função do consumo e da ocorrência de chuvas.

Foto: Marcelo Prest/A Gazeta
Situação de emergência
Devido a maior estiagem em 80 anos, em maio deste ano, o Governo do Estado decretou situação de emergência pela ausência de chuvas, que atinge o Espírito Santo pelo terceiro ano consecutivo.
Em setembro, alguns municípios das regiões Norte e Noroeste já eram abastecidos por racionamento. Alertas foram emitidos sobre a baixa vazão dos rios que abastecem região Metropolitana e a necessidade de redução do consumo, insuficiente para impedir o rodízio no abastecimento.

Irrigação proibida
Quatro municípios da região Serrana do Espírito Santo foram incluídos na lista dos que estão em situação extremamente crítica, em decorrência da seca, desde o dia 9 de setembro. Com isso, a irrigação nestas cidades foi proibida. O uso da água passa a ser prioritário para o consumo humano e para a dessedentação animal.
As quatro cidades estão às margens dos rios que abastecem a Grande Vitória, o Jucu e o Santa Maria da Vitória. Os municípios são: Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. A resolução 42/2016, da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário