segunda-feira, 26 de setembro de 2016

CPRM monitora estiagens e secas por meio do Sistema de Alertas a Eventos Críticos

A CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) desenvolveu o Sistema de Alerta de Eventos Críticos - SACE. O SACE é um sistema computacional feito em Java, capaz de coletar, armazenar, analisar e divulgar os dados das estações automáticas coletados por diversos equipamentos hidrometeorológicos. Esses dados são transmitidos via GPRS ou satélite.

Este sistema disponibiliza os dados monitorados no site da CPRM, em forma tabular e gráfica. Além disso, permite o armazenamento de equações de previsão hidrológica de baixa complexidade, bem como publica os boletins na página e os transmite via e-mail para os interessados.

Sistemas de Alertas Hidrológicos são considerados uma medida não estrutural que visa à melhor convivência da população com enchentes, inundações e secas, através da geração de boletins e relatórios com meses, dias ou horas de antecedência em relação aos eventos críticos. São de caráter preventivo, ou seja, não adotam soluções físicas que implicam execução de obras.

Interface SACE - Foto de Tela
O estado do Espírito Santo conta com quatro pontos de monitoramento, no Rio Itabapoana, Rio Itapemirim, Rio Doce e Rio São Mateus, sendo que os três últimos atualmente se encontram na cota crítica.

Este novo produto permite que agências governamentais, instituições públicas e privadas, Defesa Civil e cidadãos possam tomar decisões sobre políticas e ações para mitigar os riscos de inundações e secas.

Fonte: CPRM-SACE

Nenhum comentário:

Postar um comentário