quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Começa hoje racionamento no fornecimento de água na Grande Vitória

Nesta quinta-feira (21) terá inicio o rodízio no abastecimento de água nos municípios da Grande Vitória: Cariacica, Serra, Viana, Vitória, Vila Velha e a localidade de Praia Grande, em Fundão. Os demais bairros de Fundão e o município de Guarapari não sofrerão restrições.

A partir das 12 horas, 59 bairros terão o fornecimento de água suspenso. A programação do rodízio foi disponibilizada no site da Cesan e pode sofrer mudanças em decorrência da alteração do sistema.

Os municípios foram divididos em sete áreas, onde cada uma deve ficar 24 horas sem água uma vez na semana. Após a interrupção, o prazo para normalizar o abastecimento é de até 24 horas.

O rodízio foi autorizado pela ARSP, na última terça-feira (20) em decorrência de três anos de estiagem. A previsão inicial de racionamento era para o mês de outubro, mas o plano foi adiantado em função da baixa vazão dos rios que abastecem a região Metropolitana. 

Foto: Gazeta Online
Seca aumenta crimes ambientais
Os crimes ambientais praticados pela falta de água subiram de 82 em 2011 para 1.154 em 2015. Neste ano, a média chega a cinco crimes por dia. Captação de água ilegal, através de bombas e poços e a construção de barragens irregulares estão entre as infrações.

A situação é recorrente nas Regiões Norte, Noroeste e Serrana, que concentram grande parte dos municípios em cenário extremamente crítico, onde o uso da água é prioritário para consumo humano e animal. Em algumas localidades, o abastecimento é feito por caminhões-pipa e a produção industrial e agrícola estão comprometidas.

A fiscalização era feita exclusivamente pela Agerh, mas agora conta com apoio da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar Ambiental, IDAF, e Incaper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário