terça-feira, 25 de abril de 2017

Incaper inaugura novas Estações meteorológicas no Espírito Santo

No último dia 7, quatro novas estações meteorológicas do Estado foram inauguradas na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Marilândia, no Norte do Estado, as novas estações foram adquiridas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e a manutenção e a operação ficam por conta do Incaper.


Os municípios contemplados foram escolhidos segundo critérios técnicos de distribuição. São eles: Venda Nova do Imigrante, Vila Velha, Ecoporanga e Marilândia. Todas estão instaladas em locais considerados estratégicos para a pesquisa e em áreas de interesse do Estado.

Com os novos equipamentos, a rede monitorada pelo Incaper passa a contar com 25 estações meteorológicas automáticas, trazendo como principal benefício o aumento da precisão das informações coletadas, que são usadas principalmente na produção agrícola.

O diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior, abriu o evento ressaltando a importância da organização dos dados colhidos até que cheguem aos produtores rurais. “São anos levando informações preciosas para o agricultor, em mais de 103 pontos pelo Estado do Espírito Santo. São dados processados que só aumentam a eficácia e a precisão das informações. Acredito que vamos avançar cada vez mais, à medida que o Inmet continua acreditando em nosso trabalho”.



Resultado de imagem para Estação meteorologica incaper
Foto: Divulgação/Incaper
O diretor do Inmet, Francisco Assis Diniz, ministrou palestra sobre a importância do uso das estações meteorológicas na agricultura. Segundo ele, hoje o Brasil conta com 520 estações automáticas e 265 convencionais e, até o final deste ano e o início de 2018, serão 600 estações automáticas. E daqui a quatro anos serão 900 delas.

“Cada vez mais, quando instalamos uma estação meteorológica em um local, teremos informações precisas de tempo e clima para a agricultura para determinada região. Hoje, como o espaçamento das estações está maior, quando surgem mais estações essa distância diminui, trazendo melhores informações de temperatura, de chuvas, variabilidade de distribuição de precipitação mensal, sazonal e anual. Isso favorece a gestão no período do plantio agrícola, bem como para o desenvolvimento da cultura e durante a colheita”, explicou.

As estações meteorológicas são aparelhadas com equipamentos que aferem a temperatura (termômetro), o vento (anemômetro), a chuva (pluviômetro), a pressão atmosférica (barômetro), a radiação solar (piranômetro) entre outras variáveis de tempo e clima. Os dados levantados pelas novas estações serão compartilhados entre o Incaper e o Inmet.

Fonte: Incaper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário