quinta-feira, 20 de abril de 2017

Cemaden dará apoio técnico-científico para implantação do sistema de monitoramento de riscos de desastres naturais no Peru

O modelo brasileiro de sistema de monitoramento e alertas e a definição de pontos de acordo de cooperação técnica-científica foi motivo da visita do cônsul-geral do Peru, Arturo Jarama, as instalações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos (SP) com a finalidade de implantar um sistema semelhante de monitoramento no Peru.
Foto: Divulgação/Cemaden
“A visita é a continuidade da agenda de atividades de intercâmbio de experiências e conhecimentos técnico-científicos entre o Cemaden e instituições peruanas, pelo acordo realizado durante I Encontro de Ciência, Tecnologia e Inovação entre Peru-Brasil, ocorrido no início de janeiro deste ano, em Lima (Peru).”, afirma o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes.  “ O Cemaden vem desenvolvendo metodologias e adquirindo experiência em monitoramento e emissão de alertas, dentro do sistema nacional de gestão de risco de desastres. Esse trabalho integrado irá fortalecer a cooperação bilateral, promovendo o intercâmbio entre os cientistas  do Peru e do Brasil na área de monitoramento e alertas de desastres naturais.”, complementa o diretor do Cemaden.
O cônsul Arturo Jarama visitou a Sala de Situação do Cemaden, acompanhado do coordenador-geral de Operações e Modelagens, meteorologista Marcelo Seluchi, e conheceu o sistema de monitoramento e emissão de alertas, dentro do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas de Desastres Naturais.
 “Pela configuração geográfica muito vulnerável, o Peru sofre impactos do fenômeno El Niño, tanto nas áreas do deserto, como nas áreas de grandes altitudes. Precisamos de uma estrutura de sistema de alerta com a base da experiência brasileira.”, afirma o cônsul do Peru.  “A cooperação científica brasileira será de suma importância para a expansão dos conhecimentos no monitoramento. Desastres naturais não reconhecem fronteiras políticas. Estamos muito agradecidos pela receptividade do apoio técnico-científico do Cemaden.”, complementa o cônsul peruano.
No acordo de cooperação técnica, ficou agendada, ainda neste semestre, a vinda de instituições peruanas, em São José dos Campos, para um workshop com pesquisadores do Cemaden e o intercâmbio técnico-científico sobre desastres naturais.
Fonte: Cemaden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário