quinta-feira, 27 de outubro de 2016

800 mil pessoas necessitam de assistência alimentar imediata no Haiti

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA) alertaram na segunda-feira (24) que, após a passagem do furacão Matthew no Haiti, 1,4 milhão de haitianos precisam de assistência alimentar e pelo menos 800 mil pessoas estão em carência imediata desse tipo de ajuda no país.

Segundo a ONU o setor agrícola e os estoques de comida sofreram danos graves, e metade dos rebanhos da região de Grande-Anse foi dizimada. 

Na sul do país, as atividades pesqueiras estão paralisadas por causa das cheias que levaram as redes, as embarcações e os motores dos barcos. Estima-se que 90% das árvores frutíferas foram destruídas, tornando a colheita improdutiva.

O plano de resposta de emergência no país se concentrará em ajudar as pessoas a retomar as atividades agrícolas e melhorar a segurança alimentar em áreas rurais.

5 mil brasileiros em missão no país
Após a passagem do Furacão Matthew, o Contingente Brasileiro de Força de Paz (Contbras) cumpriu, até o dia 22 de outubro, 251 missões. No total, 4.920 pessoas, dentre civis e militares, contribuíram com o esforço conjunto de apoio ao Haiti.

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Cerca de 400 militares estão desdobrados na Região Sudoeste do Haiti desde o dia 5 de outubro, em apoio às ações de ajuda humanitária coordenadas pela ONU e em apoio à Defesa Civil haitiana.

As missões realizadas por Militares da Marinha e do Exército brasileiro, integrantes do Batalhão Brasileiro de Força de Paz abrangem a segurança de instalações e depósitos de donativos, escolta de comboios de ajuda humanitária e reconhecimentos aos acessos às diversas localidades da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário