terça-feira, 19 de abril de 2016

“Reconstrução e recuperação em desastres: histórias, memórias, patrimônios e culturas"


Diante de desastres cada vez mais recorrentes, torna-se indispensável promover o debate sobre as políticas públicas de reconstrução e recuperação, de modo a considerar aspectos sociais, culturais, econômicos, históricos, dentre outros. São Luiz do Paraitinga/SP, município atingido por inundações em janeiro de 2010, vivenciou um árduo processo de reconstrução e recuperação cujas lições aprendidas precisam ser disseminadas com vistas a subsidiar outros municípios que estão presenciando desafios semelhantes. Diante disso, o município será palco do debate "Reconstrução e recuperação em desastres: histórias, memórias, patrimônios e culturas", a ocorrer no Auditório da Biblioteca Municipal, no dia 07 de maio de 2016 às 10h00. O evento contará com apresentações de estudos científicos sobre o processo de reconstrução do município, além do lançamento de um livro sobre o tema. Lançamento do livro "Processos de recuperação em desastres: discursos e práticas" (http://www.rimalivraria.com.br/Processos-de-Recuperacao-em-Desastres--discursos-e-praticas/prod-3646192/)




Segue abaixo a programação:

  1. Histórias de inundações e a inundação histórica (Dr. Judas Tadeu Campos/PUC)
  2. Os sentidos da patrimonialização no processo de reconstrução de São Luiz do Paraitinga (Msc.Daniel M. Santos/UNITAU) 
  3. A cultura como protagonista da reconstrução de São Luiz do Paraitinga (Dr.João Rafael Cursino dos Santos/USP)
  4. Da recuperação à redução do risco de desastres no Brasil: o que podemos fazer? (Dr. Victor Marchezini/CEMADEN)


     Sobre os palestrantes:
  • Judas Tadeu Campos
Doutor e mestre em Educação pela PUC-SP. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e especialização em Comunicação Social pela UNITAU.

  • Daniel Messias dos Santos
Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté-SP. Possui graduação em História e Pedagogia pela Universidade de Taubaté. É especialista em Ensino Religioso Escolar pela Faculdade Dehoniana e em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) .
  • João Rafael Coelho Cursino dos Santos
Doutor e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo. Graduou-se em bacharel e licenciatura em História (2005) na Universidade de São Paulo.
  • Victor Marchezini
Doutor e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. É pesquisador no CEMADEN/MCTI.

Mais informações: prevencaodesastres@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário