terça-feira, 13 de novembro de 2018

É amanhã: Primeira reunião do ciclo de palestras Tertúlias GR2D

O tema da primeira reunião do ciclo de palestras Tertúlias GR2D será a Integração da graduação em Engenharia Ambiental com o levantamento de dados em campo e capacitação de agentes locais de multiplicadores de planejamento em Saneamento Básico – relevância do plano municipal de drenagem urbana. 



O primeiro convidado será o Professor Dr. Renato Ribeiro Siman, do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo.

O encontro acontecerá amanhã, dia 14 de novembro, às 15 horas na Universidade Federal do Espírito Santo, Sala 9A do IC2.


O convidado
Prof. Renato Ribeiro Siman é Engenheiro Químico formado pela UFRRJ com ênfase em meio ambiente, com mestrado e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP. Professor Adjunto do curso de Engenharia Ambiental da UFES, ministra disciplinas na graduação e pós-graduação e desenvolve pesquisa como na área de Saneamento e Gestão Ambiental. Chefe do Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (LAGESA), cujo objetivo é desempenhar atividades de apoio na elaboração de políticas públicas relacionados ao saneamento ambiental. Atualmente o LAGESA elabora o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Espírito Santo (PERS-ES) e conta com a cooperação técnica das seguintes organizações: Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo; Ministério Público do Estado do Espírito Santo; Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo; Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado do Espírito Santo; Fundação Espírito-santense de Tecnologia; Instituto para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e empreendedores individuais do Espírito Santo; e com o Sindicato Das Empresas de Reciclagem do Estado do Espírito Santo


O Ciclo de Palestras
O ciclo de palestras "Tertúlias GR2D - Compartilhando ideias sobre pesquisa e extensão na redução de risco de desastres" foi elaborado com o objetivo de promover o encontro e fomentar o debate acerca do papel estratégico da universidade para integrar as metas do Marco de Ação de Sendai 2015 – 2030 para a gestão de riscos e respostas a desastres no contexto de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos acadêmicos.

Próximos encontros:

21/11/2018
Convidado: Mj. Bmb. Anderson Augusto Guerin Pimenta - CEPDEC, CBM-ES
Tema: Defesa Civil e a gestão integral de risco de desastres: da prevenção a adaptação.
Horário: 15 horas
Local: Sala 9A (Andar térreo) - Prédio IC2

28/11/2018
Convidada: Profª. Drª. Andréa dos Santos Nascimento - Depto. de Psicologia, CCHN-Ufes
Tema: Contribuição da Psicologia na gestão das situações de emergências e desastres
Horário: 15 horas.
Local: Sala 9A (Andar térreo) - Prédio IC2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário