quinta-feira, 25 de maio de 2017

Publicações: O psicólogo na redução dos riscos de desastres - Teoria e Prática

Contribuição de Olavo Sant' Anna Filho

A psicologia, como ciência e profissão deve ser protagonista na redução dos riscos de desastres. O psicólogo pode desempenhar um papel fundamental nos sistemas de proteção e defesa civil ajudando em todas as fases com ações para prevenir e ou minimizar desastres, criando novas oportunidades àqueles que estão expostos a cenários de desastres.

Foto: Divulgação
O livro "O psicólogo na redução dos riscos de desastres – Teoria e prática", organizado pelos pesquisadores Daniela Lopes e Olavo Sant' Anna é destinado a professores, estudantes, psicólogos e demais profissionais ligados à Proteção e Defesa Civil.

A obra está dividida em três partes. Na primeira delas, são apresentados os fundamentos teóricos da psicologia nas emergências e nos desastres. 

No Capítulo 1, é delineado o histórico do percurso da psicologia aplicada aos desastres no Brasil, desde as influências de pesquisas e estudos internacionais, passando por aqueles precursores na aplicação de conhecimentos em situações de desastres, até o marco legal de seu estabelecimento no país. A psicodinâmica das situações traumáticas e a maneira como elas se constituem em fatores de risco à saúde mental das pessoas a elas expostas são abordadas. 

No segundo capítulo, é permitido conhecer os conceitos de trauma, angústia, angústia pós-traumática, estresse, transtorno do estresse pós-traumático e resiliência. 

No terceiro capítulo, é enfatizada a importância de o psicólogo conhecer a organização e o funcionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, assim como a gestão integral de riscos de desastres, o trabalho voluntário nas ações de proteção e de defesa civil e as possibilidades de intervenção do psicólogo nesse contexto. 

No Capítulo 4 são abordados os impactos que a exposição diária a situações traumáticas causam ao aparelho psíquico desses profissionais e de seus familiares. A segunda parte do livro permite que o leitor conheça as intervenções dos psicólogos na capacitação de profissionais de resgastes, na gestão de riscos e, em cenários de desastres em nosso país. 

No Capítulo 5, integrantes do Sistema de Saúde (Sisau) do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais enfatizam como têm provido a seus funcionários ferramentas e programas de saúde mental. 

No Capítulo 6, é analisado como um terremoto de magnitude 4,9 na escala Richter atingiu a cidade de Caraíbas, em Minas Gerais, sendo o primeiro a causar mortes no país. 

No Capítulo 7, através de diversas intervenções em diferentes comunidades, é mostrado que perigos não precisam se transformar em desastres, necessariamente. Também é demonstrado como a ciência da psicologia, com suas múltiplas teorias, pode contribuir para os sistemas estaduais e municipais de Proteção e Defesa Civil nas possíveis estratégias e nos mecanismos para a redução dos riscos de desastres. 

No Capítulo 8, é abordada a contribuição da psicologia para lidar com acidentes aéreos.

No Capítulo 9, é apresentada a intervenção da psicologia junto à comunidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, após o incêndio de grandes proporções na boate Kiss, ressaltando as dificuldades enfrentadas e as lições aprendidas. 

No Capítulo 10, através do caso denominado “O megadesastre de 2011”, na região serrana do Rio de Janeiro, procurou-se demonstrar os desafios enfrentados pela psicologia, em especial da teoria centrada na pessoa, para atender à complexidade que envolve o tema desastre. 

No Capítulo 11, é detalhado o acidente com a barragem de Mariana, em Minas Gerais, ocorrido em 5 de novembro de 2015. Nele, é compartilhada a construção da estratégia de cuidados psicossociais à população vítima do maior desastre socioambiental do país e talvez o maior já ocorrido no mundo, quando se fala em barragens de mineração. Finalmente, a terceira parte enfatiza a intervenção de psicólogos em conflitos armados, desastres naturais e de auxílio humanitário. 

No Capítulo 12, a autora mostra as ações voluntárias desenvolvidas para lidar com o sofrimento e as crises humanas no Brasil e no exterior, tanto no desastre da região serrana de Petrópolis quanto no acidente ocorrido em 29 de novembro de 2016 com o avião que transportava a equipe de futebol da Chapecoense. 

No capítulo final, são abordados os caminhos a percorrer para trabalhar com psicologia nas emergências e nos desastres, quais as habilidades necessárias, de que maneira e por onde começar e como é desempenhar o papel profissional do psicólogo em outros países e culturas. 

O livro busca demonstrar que a psicologia, com competência e segurança, pode e deve ser utilizada em todas as fases de um desastre, e não, de acordo com o senso comum, somente após a fase de resposta. Sem sombra de dúvidas, a psicologia tem papel fundamental nos Sistemas de Proteção e Defesa Civil, ajudando na conscientização dos riscos de desastres e na capacitação do cidadão para atuar em campo de tensão, aliviando o sofrimento das vítimas e afetados e manejando as angústias pós-traumáticas de todos aqueles submetidos a situações de abalo.

Informações:
A data de lançamento oficial do livro será no dia 02/06/2017, a partir das 14h30. 







Local: Valor do Conhecimento - Rua Simão Álvares, 1020 - Pinheiros, São Paulo - SP. CEP: 05417-020 
Inscrições e maiores informações: Telefone (11) 3035-3673 e E-mail: marketing@valordoconhecimento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário