sexta-feira, 26 de maio de 2017

Chuva forte causa deslizamentos e Defesa Civil faz alerta em Vitória

Devido à chuva constante que atinge a Grande Vitória, dois deslizamentos foram registrados na capital capixaba. O último foi na madrugada da última quarta-feira (24), quando um muro desabou na Avenida Santo Antônio, na Vila Rubim, próximo à rodoviária. O local foi parcialmente interditado pela Defesa Civil.

Foto: Defesa Civil de Vitória.
No bairro Gurigica, um deslizamento de terra atingiu o muro de uma casa, na madrugada de terça-feira (23), levando à interdição da residência atingida e de um sobrado de dois andares A área onde ficam os imóveis também precisou ser isolada. Os moradores foram encaminhados para casa de parentes. Foi colocada uma lona no local para evitar nova infiltração no solo. Nas duas ocorrências, ninguém ficou ferido. 

A Defesa Civil de Vitória alerta para o risco de mais deslizamentos de terra ou rolamentos de rochas, já que as encostas estão com o solo saturado (encharcado), aumentando, assim, o peso e o risco dessas ocorrências. Isso porque o solo se torna uma "pasta" de lama que se desprende da encosta e escorrega, pontuou o texto de alerta da prefeitura.

Vitória teve um volume acumulado de 158,51 milímetros de chuva, segundo dados dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), mais do que o dobro previsto para o mês de maio, que era de 70 milímetros.

"Os desabamentos podem ser ocasionados por fortes chuvas ou problemas na estrutura das construções. Em caso de acidentes desse tipo, não seja curioso. Ficar próximo ao local não é aconselhável, pois a área pode sofrer novos desabamentos. Só fique perto da área se for capaz de prestar socorro", orienta o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno Rocha.

Os contatos para falar com a Defesa Civil na Capital são: 3382-6168, 3382-6167, 98818-4432 (Plantão 24 horas, incluindo finais de semana e feriados). Já para acionar o Corpo de Bombeiros é preciso ligar para o 193.


DICAS DA DEFESA CIVIL
- Em caso de risco, saia de casa e busque um lugar seguro na casa de parentes;
- Não retorne ao local de deslizamento sem que a Defesa Civil tenha feito uma avaliação do terreno;
- Avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil;
- Se for o caso, procure desligar a chave de luz do local que desabou;
-A entrada de crianças deve ser evitada;
- A área deve ser evacuada;
-O local atingido deve ser abandonado com rapidez, mas sem correrias. Ninguém deve se preocupar em levar objetos consigo.

Fonte: Gazeta Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário