segunda-feira, 12 de junho de 2017

Lançada a 2ª edição da Campanha Aprender para Prevenir

O Cemaden Educação - implantado, em 2014 pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden/MCTI) - atua junto às escolas de Ensino Médio localizadas em municípios vulneráveis a desastres socioambientais. 


O Cemaden Educação tem como objetivo contribuir para a geração de uma cultura da percepção de riscos de desastres, no amplo contexto da educação ambiental e da construção de sociedades sustentáveis e resilientes.

A 2ª edição da Campanha Aprender Para Prevenir, lançada no último dia 6 de junho, abre espaço para que escolas e defesas civis de todo o país divulguem suas ações educativas em/com comunidades escolares em duas categorias: projetos realizados ou novas propostas.

Mais informações sobre a campanha – e formulário para as inscrições previstas no período de 6 de junho até o dia 29 de setembro de 2017 estão disponibilizadas no link: Aprender para previnir.










Participe da rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres
Inscreva sua escola no site. Para isso, basta indicar uma pessoa responsável por preencher o cadastro da escola, Defesa Civil, ONG no site (educacao.cemaden.gov.br em ‘acessar’). Depois de cadastrada a instituição poderá gerenciar a sua área e compartilhar com o Brasil os resultados de pesquisas realizadas na área da escola e no seu entorno.

Estão disponíveis sugestões de atividades com exercícios que orientam para metodologias de monitoramento e a percepção de riscos de desastres (em ‘atividades’), além de ter espaço para apresentação de relatos e trabalhos na temática de redução de riscos de desastres. No conceito de ciência cidadã, os dados levantados pelas escolas e seus parceiros podem colaborar com a gestão de risco socioambiental no bairro, no município e também com o Sistema de Proteção e Defesa Civil.

O portal Cemaden Educação pode ser acessado clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário