quarta-feira, 21 de junho de 2017

Defesa Civil de Petrópolis recebe prêmio Sasawaka 2017

A prefeitura de Petrópolis recebeu no dia 09 de junho, em Brasília, o prêmio Sasakawa - o mais importante da categoria de redução de risco de desastres naturais, que é oferecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) - por ter cumprido todas as metas do Projeto de Gestão Integrada de Desastres Naturais (Gides). Representantes das Secretarias de Defesa Civil e Ações Voluntárias e de Obras e da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica do município apresentaram o andamento das ações dos quatro eixos do manual do Gides.

Dentro do trabalho realizado, a Sala de Operação do Projeto Gides começou a funcionar em março desse ano, dentro do eixo de alertas antecipados. A equipe de geólogos da Defesa Civil apresentou o mapeamento das áreas de risco do bairro Independência em maio, dentro do eixo de mapeamento de risco. Já no Vale do Caititu, foi colocado em prática o eixo de planejamento urbano e obras de reabilitação e prevenção, que permite o crescimento do bairro de forma organizada, sem ocupações nas encostas.

Segundo o diretor do Departamento Técnico e Operacional da Defesa Civil, Ricardo Branco, os japoneses sempre exigiram o cumprimento das metas. “O prêmio é importante e mostra que a prefeitura trabalhou para colocar os métodos japoneses em funcionamento dentro do prazo do projeto, que é de quatro anos. A elaboração desse manual de resposta vai ser fundamental na resposta da cidade aos desastres nos próximos anos”, afirmou.

O especialista em Desastres de Movimento de Massa, Akinori Naruto, um dos representantes do Japão no encontro em Brasília, elogiou o empenho da cidade na continuidade do projeto. “Os responsáveis pelo trabalho em Petrópolis estão de parabéns, sempre cumprindo os prazos e mostrando que estão determinados em fazer o melhor”, disse.

Foto: Defesa Civil de Petrópolis
O Projeto GIDES é executado pelo Ministério das Cidades, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - CEMADEN, pelo Ministério da Integração - CENAD e pelo Serviço Geológico Brasileiro – CPRM, contando com a cooperação de especialistas japoneses do Ministério da Terra, Transporte, Infraestrutura e Turismo – MLIT, da Agência de Meteorologia do Japão e de outros órgãos de expertise na área, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário