domingo, 1 de novembro de 2015

Padrão ISO para as cidades à prova de desastres anunciados na conferência da ONU

A UN Office para UNISDR (União de Redução de Riscos de Desastres) concordou recentemente a ajudar a nova norma ISO já reconhecida em 45 cidades, reconhecidas pelo comprometimento em manter seus cidadãos seguros de desastres naturais, incluindo enchentes, tempestades e terremotos.

A nova norma ISO para cidades resilientes e sustentáveis - ISO 37120 - é baseada em 100 indicadores que conduzem e medem o desempenho dos serviços da cidade e a qualidade de vida. Está sendo implementada em Toronto - baseada pelo WCCD (Conselho Mundial de Dados de Cidades).

Margareta Wahlström, chefe da UNISDR, disse: "A campanha 'Fazendo Cidades Resilientes' foi lançada a 5 anos atrás e agora já tem 2500 cidades e vilas participantes com uma população somada de cerca de 700 milhões de pessoas. Nós temos 45 cidades-modelo que estão prontas para implementar a nova norma ISO 31720 para cidades resilientes e sustentáveis. Vamos trabalhar em conjunto com a WCCD para construir uma família de normas ISO para cidades resilientes."


Um objetivo principal da colaboração entre UNISDR e WCCD é garantir que os "Dez Passos Essenciais para Tornar uma Cidade Resiliente" seja incorporado a norma ISO para cidades resilientes. Os "Dez Passos Essenciais para Tornar uma Cidade Resiliente" se concentra em questões como o planejamento urbano, o uso do solo, as informações de risco a população, as escolas seguras e as unidades de saúde, a proteção de ecossistemas, os alertas prévios e a gestão de emergências.

Profa. Patricia L. McCarney, Presidente e CEO, WCCD, disse: "Na minha opinião, as campanhas Construindo Cidades Resilientes, e os Dez Passos Essenciais, da UNISDR são duas das mais importantes iniciativas que abordam a resiliência. Este trabalho pela UNISDR em parceria com o WCCD e o trabalho que está sendo realizado no âmbito do ISO na construção de uma família de padrões para cidades resilientes e sustentáveis irá fonecer as ferramentas essenciais para cidades se tornarem resilientes. Essa é uma expectativa muito excitante e que irá beneficiar a melhoria na qualidade de vida nas cidades.

Segue o link para download do documento em português de promoção da campanha "Como construir cidades mais resilientes - Um guia para Gestores Públicos Locais": acesso

Fonte: UNISDR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário