domingo, 20 de abril de 2014

Começam preparativos para Conferência Mundial de Redução de Desastres, que acontece em 2015 no Japão



Sendai, no Japão, sediará conferência mundial da ONU em 2015. Foto: UNISDR

A redução do risco de desastres e as mudanças climáticas estão intimamente ligadas, afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nesta quarta-feira (16), lembrando à comunidade internacional da importância da 3ª. Conferência Mundial de Redução de Desastres, que acontece entre 14 e 18 de março de 2015, na cidade de Sendai, no Japão. “O objetivo é simples: deixar um mundo mais resiliente para as gerações futuras.”
O principal item da agenda será atingir um acordo mundial pós-2015 para a redução do risco de desastres, que sucederá ao atual Quadro de Ação de Hyogo, criado logo após a tsunami no Oceano Índico, que foi aprovado em 2005, por 168 países.
Através deste documento, as nações concordaram em atingir, até 2015, uma redução substancial das perdas causadas pelos desastres, incluindo vidas humanas, recursos sociais, econômicos e ambientais. Este plano de 10 anos de duração “deu ao mundo uma abordagem comum”, disse Ban, e produziu avanços no monitoramento de riscos, melhorando a preparação para os mesmos.
Mais de 8 mil pessoas devem participar da Conferência, incluindo representantes de governo, acadêmicos e líderes da sociedade civil e do setor privado.
Sendai foi escolhida como cidade-sede para a reunião devido ao terremoto e a tsunami que mataram mais de 15 mil pessoas, em março de 2011.
Fonte: http://www.onu.org.br/comecam-preparativos-para-conferencia-mundial-de-reducao-de-desastres-que-acontece-em-2015-no-japao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário