quinta-feira, 17 de abril de 2014

2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil

O Espírito Santo realizou em 08 de Abril/2014, à 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. Após a cerimônia de abertura e leitura do regimento estadual, os mais de 100 participantes formaram seus grupos de trabalho para discutir os eixos temáticos. 

Mesa de Abertura

Entre participantes da sociedade civil, comunidade acadêmica e poder público houve os ajustes finais dos princípios e diretrizes formulados pelo Estado em suas conferências municipais e, após a apresentação e votação dos mesmos, a conferência prosseguiu com a escolha de representantes para a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC), que ocorrerá em Brasília, em novembro deste ano.

 
Grupo de discussão - Eixo 3: Gestão do conhecimento em Proteção e Defesa Civil. Contou com a participação do Professor Dr° Antônio Celso Oliveira Goulart (ao centro) como coordenador, e também de estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Durante a cerimônia de abertura, o diretor do Departamento de Minimização de Desastres do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun, chamou atenção para a prevenção na Defesa Civil. “A recorrência de desastres no Brasil aumentou, e no Espírito Santo não é diferente. A Defesa Civil tem que se preparar para manter sua população e cidades protegidas. É muito importante que isso seja discutido à exaustão de maneira séria e clara, pensando na realidade do Espírito Santo como um todo, para que cheguem na etapa nacional os melhores princípios e diretrizes. Escutando quem ter de ser ouvido é a melhor forma de construir a Defesa Civil.”

Quem também estava presente foi o representante das Nações Unidas (ONU), David Stevens, que participou da mesa de abertura ressaltando a campanha “Construindo Cidades Resilientes”, do escritório para a Redução de Risco de Desastres. Destacou, a participação do município de Cachoeiro de Itapemirim, a primeira cidade do ES em adesão com a campanha. Outras duas cidades que também assinaram o termo de compromisso no último fórum para a implementação do projeto foram Cariacica e Marechal Floriano.

David Stevens em pronunciamento na mesa de abertura.

Para conhecer mais sobre o projeto "Construindo Cidades Resilientes" acesse o site da Defesa Civil do Estado do Espírito Santo: http://www.defesacivil.es.gov.br/files/pdf/apres_cid_res.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário