terça-feira, 28 de março de 2017

Defesa Civil de São Paulo lança livro sobre Redução de Risco de Desastres

Para fornecer subsídios à discussão da gestão de riscos e desastres ambientais, um livro editado pela Casa Militar e pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo acaba de ser lançado sob o tema ‘Redução de risco de desastres: uma construção da resiliência local’. Quinze capítulos do livro discutem os cenários diferenciados de vulnerabilidade do Brasil e da América Latina em relação aos seus aspectos geográficos, socioeconômicos, culturais e técnico-científicos, dois deles escritos com participação de geólogos do Centro de Tecnologias Geoambientais do IPT.

Livro apresenta uma visão prática e simplificada de como os conhecimentos sobre a gestão de riscos e desastres podem auxiliar na prevenção e redução de seus efeitos.

Divulgação
A construção da resiliência municipal é um ponto fundamental no processo de redução de risco de desastres, e essa obra lança luz sobre importantes áreas a serem exploradas pelos gestores públicos na implantação efetiva das políticas públicas de proteção e defesa civil no País.

Escrito em parceria pelo pesquisador do IPT Marcelo Gramani e pela geóloga do Instituto Geológico, Lidia Keiko Tominaga, o capítulo 5 do livro trata da identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres naturais. Os dois autores apresentam os conceitos básicos e as análises relacionadas ao perigo e ao risco, e métodos de avaliação e mapeamentos de risco a deslizamentos e inundação aplicados no estado de São Paulo e no País.

Acesse a publicação aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário