terça-feira, 29 de março de 2016

Monitoramento Especial do Rio Doce

A barragem de Fundão, da mineradora Samarco, que pertence à Vale e à anglo-australiana BHP Billiton, localizada em Mariana (MG), rompeu no dia 5 de novembro de 2015, causando grande enxurrada de rejeitos. A onda atingiu a barragem de Santarém, a jusante, povoações nas margens no rio Gualaxo do Norte, passou pelo rio do Carmo e atingiu o rio Doce. Desde o dia 06 de novembro, o Serviço Geológico do Brasil - CPRM e a Agência Nacional de Águas - ANA estão acompanhando o movimento da onda de rejeitos diariamente. O monitoramento também inclui a qualidade da água e dos sedimentos, cujos primeiros resultados saíram no dia 16 de novembro. Desde 19 de novembro, o monitoramento da qualidade da água vem sendo feito a cada dois dias e o dos sedimentos, a cada quatro dias. A turbidez está sendo monitorada diariamente.


A plataforma online permite o acesso a várias informações, como:

1. Programa Recursos Hídricos Subterrâneos
Monitoramento de Redes Hidrogeológicas - Implantação e operação de redes de monitoramento de águas subterrâneas (Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas - RIMAS) e monitoramento da qualidade das águas visando à identificação de impactos sofridos pelas águas subterrâneas. 

Sistema de Gestão de Informações de Águas Subterrâneas - Apresenta mecanismos que facilitam a coleta, a consistência, o armazenamento e a difusão de dados hidrogeológicos através do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas - SIAGAS, bem como oferece um instrumento de apoio à decisão para planejadores e gestores de recursos hídricos. 

Pesquisas, Estudos e Cartografia Hidrogeológica - Desenvolvimento de pesquisa e estudos hidrogeológicos, bem como elaboração de mapas hidrogeológicos em ambiente SIG. 

2. Programa Recursos Hídricos Superficiais
Monitoramento de Redes Hidrometeorológicas - Implantação e operação de redes hidrometeorológicas (Rede Hidrometeorológica Nacional - RHN), telemétricas, de qualidade de água e sedimentométricas, bem como monitoramento de níveis em açudes. 

Previsão e Alerta de Enchentes e Inundações - Implantação e operação de sistemas de alertas hidrológicos e mapeamento de áreas inundáveis. Atuação nas previsões hidrológica em bacias hidrográficas (Rio Doce, Rio Paraguai, Rio Solimões/Negro, Rio Acre, Rio Branco, Rio Caí, Rio Muriaé, Rio Taquari e Rio Parnaíba). 

Pesquisas e Estudos Hidrológicos - Desenvolvimento de pesquisas e estudos interpretativos de hidrologia e sistemas avançados de hidrologia (mapeamento de áreas inundáveis associados a variáveis hidrológicas). Desenvolvimento de estudos hidrológicos de apoio à gestão territorial e de impacto ambiental. 

Fonte: CPRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário