terça-feira, 22 de março de 2016


Brasil está entre os dez países em que  mais ocorrem catástrofes naturais

Mais de 38 mil desastres foram registrados no Brasil em 20 anos


De acordo com o Relatório divulgado em novembro pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR) e o Centro de Pesquisas de Epidemiologia em Desastres (Cred) mostra que o Brasil é o único país das Américas que está na lista dos dez países com maior número de pessoas afetadas por desastres entre os anos de 1995 a 2015.

O estudo – feito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil – mostra também que o país registrou mais de 38 mil catástrofes entre 1991 e 2012.
“No Sul, estamos tendo um ano atípico de chuvas por causa do El Niño provavelmente. Desde janeiro o Sudeste enfrente uma seca que tem gerado sacrifício enorme da população e da economia. Também há seca no Nordeste, a Chapada Diamantina enfrenta incêndios e Santa Catarina tem inundações. Isso também é desastre natural”
Renato Eugenio de Lima, 
professor de Geologia (UFPR)

Ele explica que o fato de estarmos dentro de uma plataforma geológica “mais estável” não quer dizer que não existam pontos dentro desta área mais propícios a ocorrências de fenômenos, que se diferem ao longo do território.

O climatologista e chefe de Pesquisa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, afirma que, no Brasil, em torno de 75% dos desastres ocasionados por fenômenos naturais estão relacionados à água – pelo excesso ou pela falta dela. No restante dos registros estão ainda tremores de menores intensidades se comparados a países mais propensos, ventos fortes (que muitas vezes chegam a se transformar em tornados), e ondas de calor.

Texto retirado do site Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário