segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Defesa Civil Nacional promove simulados de prevenção na região serrana do RJ

O Ministério da Integração Nacional realizou na última semana simulados integrados de prevenção de desastres na região serrana do Rio de Janeiro. As atividades aconteceram durante o III Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil (Ecadec 2017), em Petrópolis. A iniciativa reuniu representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e dos Ministérios da Defesa e da Saúde.

A ação contou com três atividades simuladas, realizadas com apoio de moradores dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, onde foram desenvolvidos exercícios presenciais. Além do acionamento do sistema de sirenes, que alertam as comunidades sobre o risco de possíveis desastres naturais, as famílias também receberam orientação a respeito do apoio prestado pelas autoridades locais. "Durante a atividade, que simula uma situação de emergência, a população foi conduzida até um local seguro e informada sobre os procedimentos e serviços prestados pelos diversos órgãos de apoio emergencial, em casos de riscos eminentes", explicou o ministro Helder Barbalho.

Foto: Divulgação/Ministério da Integração Nacional.
Para ele, os exercícios práticos são extremamente importantes, pois reduzem significativamente o tempo de saída das áreas de risco, evitam a perda de vidas e preparam as pessoas para enfrentar os contratempos que possam existir em situações como estas. "A escolha da região serrana no Rio de Janeiro ocorreu exatamente por ser uma localidade com maior potencial para este tipo de ocorrência. Em 2011, quando a cidade foi afetada por fortes chuvas, os impactos foram enormes e muitas vidas ceifadas. Nosso objetivo é reduzir ao máximo os riscos de novos desastres e informar a população sobre o apoio concedido por todas as esferas de apoio emergencial", afirmou.

Ocorrências virtuais
Além das atividades presenciais, durante o Ecadec 2017 os participantes também puderam simular ocorrências virtuais, com situações emergenciais envolvendo desmoronamentos de terra, incêndios, chuvas intensas, entre outros incidentes. Desastres com danos estruturais, econômicos e ambientais. "Essa oportunidade foi usada para verificar na prática a eficiência das iniciativas que estão sendo propostas para a construção dos planos de contingências municipais, que serão utilizados em casos de novos desastres nessas regiões. Para isso, contamos com a expertise da equipe técnica da Sedec, de especialistas da área e de diversos órgãos de apoio nacional, estadual e municipal", ressaltou o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow.

O Ecadec contou com o apoio das Forças Armadas, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Aeronáutica, que disponibilizaram seus simuladores digitais, pacificador e apolo - software usados nas atividades logísticas e de planejamento das forças militares. Além dos representantes locais, as Defesas Civis do Acre, Minas Gerais, Paraná, Roraima, São Paulo e Alagoas também compartilharam suas experiências. Cerca de 200 profissionais participaram dos treinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário