terça-feira, 30 de agosto de 2016

CEMADEN monitora 957 municípios em todas as regiões brasileiras

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, fundado em 2011, foi criado com o intuito de prevenção e preparação na minimização de impactos relacionados a risco de mortes ou prejuízos materiais oriundos de processos geológicos e hidrológicos.

Os municípios monitorados pelo CEMADEN localizam-se em todo Brasil, possuem histórico de registros de desastres naturais decorrentes de movimentos de massa (deslizamentos de encosta, corridas de massa, solapamentos de margens/terras caídas, queda/rolamento de blocos rochosos e processos erosivos) e/ou decorrentes de processos hidrológicos (inundações, enxurradas, grandes alagamentos). 

Foto: Divulgação/CEMADEN

A elaboração do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres tem o objetivo de direcionar a atuação governamental na antecipação de medidas contra desastres naturais. 
O plano abrange o mapeamento, voltado a produção de mapas de suscetibilidade, de setorização de riscos e cartas geotécnicas; monitoramento; prevenção, ligada a infraestrutura na execução de obras; e respostas a desastres, com ações direcionadas ao socorro, assistência e reconstrução de áreas.

Para ter acesso aos municípios monitorados e mais informações, acesse o site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário