quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Programa de redução de risco e desastre da ONU - conferência na Coréia do Sul

O programa Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando, da Estratégia Internacional de Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas, (UNISDR, na sigla em inglês), será analisado em conferência no município de Incheon, Coréia do Sul, de 19 a 21 de setembro.

Dentre as entidades participantes, o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina, CEPED UFSC, foi convidado para compartilhar sua experiência no primeiro dia, em uma das sessões principais da conferência, “Achievements and Challenges in Bringing Local Government Capacities to Scale: Local and National Perspectives”.

A apresentação será feita pelo diretor geral do CEPED UFSC, Prof. Dr. Antônio Edésio Jungles e inclui os projetos Planejamento Nacional para a Gestão do Risco, PNGR, e Redução de Risco nas Escolas, as metodologias de trabalho para o desenvolvimento do Plano Municipal de Redução de Riscos, PMRR, e a de avaliação de vulnerabilidades para mapear as áreas suscetíveis a deslizamentos e inundações.

A conferência reúne os maiores especialistas em gestão de risco e desastre entre acadêmicos, tomadores de decisões, organizadores da campanha, líderes de agências da ONU, do Banco Mundial, e de agências e organizações internacionais, líderes de instituições públicas e privadas, num esforço para:

1. Lançar um olhar estratégico nas abordagens para a construção de capacidades locais através da análise de necessidades, desafios e boas práticas em redução de risco e desastre;
2. Considerar como o manual da campanha Construindo Cidades Resilientes pode ser adaptado e distribuído para dar suporte ao desenvolvimento de capacidades e necessidades dos governos locais responsáveis pela campanha e definir a possibilidade de conteúdo adicional;
3. Reforçar a cooperação e o suporte através de redes de relacionamento para desenvolver a capacitação de prestadores de serviço.

Os temas tratados na conferência são: Desenvolvimento de capacidades, mudanças climáticas, redução de risco e desastres em comunidades, planejamento urbano de risco. O evento é organizado pelo Escritório da ISDR ONU para o nordeste da Ásia e Instituto de Educação e Formação Global para a Redução do Risco de Desastres em Incheon (UNISDR NEA & GETI).

Mais informações sobre a conferência na página da UNISRD:http://www.unisdr.org/we/inform/events/27754

Saiba mais sobre o programa Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando, no link:http://www.defesacivil.gov.br/cidadesresilientes/index.html

Fonte: UFSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário